quarta-feira, 28 de setembro de 2016

BRIGADEIROS DE OREO DE MENTA


BRIGADEIROS DE OREO DE MENTA


Setúbal, 28 de Setembro de 2016

Tal como disse à pouco, num post que editei, foi um dia de loucos, fiz gelatina, estes brigadeiros que desapareceram por completo "enquanto se esfrega um olho". bolo de banana, um jantar delicioso.
Estava desejosa para fazer estes brigadeiros, não ficam tão enjoativos como o clássico brigadeiro de chocolate, mas muito bons na mesma, acompanhávamos sempre com um café depois do jantar, que majestoso!
Este oreos de menta não se encontram ainda, em qualquer superfície comercial, por isso, quando me desloquei a Lisboa, fiz uma visita a um supermercado americano, só vende produtos by USA!
O super market chama se Loja Liberty, e é onde se pode encontrar estas oreos fantásticas, o custo da embalagem não é muito acessível, paguei 7,99€ por uma embalagem que continha 4 filas de bolachas e nem chegavam ás 500 gramas.
Mas são um must!
Para esta receita vão precisar: 

* 1 lata de leite condensado 
* 2 pacotes de oreo de menta 
* 30 gramas de manteiga. 

Como preparar?

Numa tigela separa o recheio das oreos para outro recipiente, e disponha as bolachas oreo já soltas umas das outras para serem trituradas em pó, reserve.
Numa caçarola, junte a manteiga e deixe que esta derreta, de seguida verta o leite condensado e mexa sem parar até ficar tipo ponto de estrada, de seguida junte o recheio de menta das oreos que estivemos a separar no preparado de leite condensado até levantar fervura e começar a ficar expesso, ficará com um tom esverdeado.
Deite para um prato e leve ao frigorífico durante 1 hora até arrefecer e enrijar para começarmos a formar pequenas bolas nas palmas das mãos untadas ao de leve com manteiga, ponha os brigadeiros já formados em pequenas bolas nas oreos trituradas, disponha em pequenas formas de papel, ou então se não tiver inprovisse em papel de alumínio.
São fantásticos experimentem que não se vão arrepender.
Um atentado à humanidade!!!
Espero que gostem, até breve!




terça-feira, 27 de setembro de 2016

BOLO DE BANANA D. DOLORES


BOLO DE BANANA D. DOLORES

Setúbal, 27 de Setembro de 2016

Bem, hoje foi um dia intenso, cheio de coisas para fazer, e outras por fazer, sim, porque acabei por não acabá las, para mim, 12 horas não chegam...
Mas sentir me bem comigo própria, fazendo o que gosto, na cozinha, é para mim uma inspiração. 
Novidades? Sim muitas.
Relaxar? Sim, um escape.
Concretizar? Sim, quando deixam me um tempo livre para elaborar novos projectos...
Neste dia, fiz muitas coisas doces e gostosas, tal como um bolo que é novidade, nas redes sociais, decidi fazer como sempre dos simples é do que gosto mais!
Um bolo cheio energia, massudo, óptimo para quem sai de casa à pressa de manhã, e não tem tempo para tomar um pequeno almoço reforçado, ou até mesmo para quem vai treinar para o ginásio ou vai dar uma volta de bicicleta, pode comer, e deve, uma bela fatia deste bolo.
PORQUÊ?
Leva 5 bananas da Madeira, são mais pequenas e mais doces, além de ser uma fonte de potássio ficamos saciados, para o resto da manhã ou fim de tarde com um belo chá.
Este bolo aguenta 3 dias sem ir ao frio, não fica rijo como outros que é habitual acontecer.
Por dentro tem uma textura cremosa, tipo pudim, lembram se do bolo Engorda Maridos? Fica do género, para quem aprecia bananas, sabe muito à fruta.
Este bolo tem sido um sucesso, para quem não conhece a pessoa de quem estou a falar, a D. Dolores, é mãe do nosso famoso jogador português, Ronaldo, sim esta senhora tem feito maravilhas na culinária, com uma simplicidade incrível, aproveitando para dar a conhecer melhor a linda ilha da Madeira.
Espero que gostem, tal como eu, fiquei fã, e cá em casa também ficaram rendidos!
Passemos à receita.

*INGREDIENTES:

5 bananas
2 ovos
2 chávenas de farinha
2 chávenas de  açúcar
2 chávenas de leite
* não necessita de fermento

* PREPARAÇÃO:

Pré aqueça o forno a 180º.
Juntar todos os ingredientes no liquidificador até ficar um creme, untar com margarina e polvilhar com farinha uma forma de buraco de 24 cm, e verter o preparado levando ao forno por 25 a 30 minutos, fazendo o teste do palito até que este saia limpo.
Quando terminar o tempo, deixe arrefecer, e disponha num prato, acompanhe com um delicioso chá.
Espero que gostem!





MUFFINS DOS 3 INGREDIENTES





Setúbal, 22 de Setembro de 2016

MUFFINS DOS 3 INGREDIENTES

Olá meus amigos!

Ontem publicaram no  face uma receita muito saudável e tão fácil, que até mesmo uma criança faz, por isso decidi experimentar!!
3 ingredientes só!!!
4 ovos, uma embalagem de framboesa, 2 bananas!
Basta triturar as bananas e os ovos, untar formas com um spray  vegetal ou mesmo óleo de coco para muffins, coloca se 2 a 3 framboesas inteiras e deitar a mistura, levar ao forno uns 25 minutos.
E voilá!!
Pronto para um lanche saudável, ou até mesmo para um pequeno almoço irresistível .
Fica a imagem dos meus deliciosos muffins!!
Experimentem, ponham os filhotes a fazer vão adorar colaborar!




quinta-feira, 22 de setembro de 2016

BOLO MAGNIFICO



Setúbal, 16 de Setembro de 2016 (Portugal)

BOLO MAGNIFICO 

Pois bem, Magnifico porquê? O que tem de especial para mim?
Eu conto vos, tem MUITO significado, foi o começo de uma nova era que nem eu estava à espera de ser tão bem sucedida...
Comecei cá por casa a fazer bolos de aniversário para mim e para o meu marido, sim quando fazíamos anos, eu é que me encarregava de fazê los, antes de por as mãos na massa, já pesquisava com um mês de antecedência, na Internet, coisas diferentes para decoração dos meus bolos.
A base do bolo era das mais simples que se possa imaginar, tipo, juntar todos os ingredientes e misturá los e levar ao forno, mas eu inventava sempre mais um pouco, e sempre mais e mais até que a massa base juntava um aroma diferente, uma farinha de amêndoa ou de noz para dar um toque fofo à massa.
Foi evoluindo até criar um carinho especial, publicava por brincadeira no facebook e por vezes levava para os meus sogros e sobrinhos até amigas para provarem nunca fiz negócio disto, mas ainda hoje dizem me:
" Tens tanto jeito, e são tão bons porque não ganhas dinheiro fazendo para cafés, encomendas para fora"?
Pois é, mas o mercado está saturado, há tantas pessoas fazendo disto o seu ganha pão.
Bom, não quer dizer que um dia, este sonho não se realize, já passou me pela cabeça avançar com este projecto...
Vou deixar aqui os ingredientes caso queiram experimentar.
Tem um toque de mistério no sabor, tento sempre fazer diferente, todos adoram por isso baptizei o de bolo magnifico...

* Ingredientes:

6 ovos
400 g. de natas frias + 100 g. açúcar em pó
200 g. açúcar
125 g. farinha
1 c. café fermento
80 g. amêndoa em pó
essência de baunilha
1 lata de ananás em calda 

* Preparação:

Ligue o forno a 180º.
Bata as natas com o açúcar em chantily até estas estarem bem firmes. Reserve no frio.
Misture os ovos,açúcar, fermento, farinha, amêndoa e a essência q.b. ou pode por outro aroma a seu gosto (ex.café, morango...) com uma batedeira ou num liquidificador, unte com margarina e polvilhe com farinha uma forme com 24 cm de diâmetro e verta o preparado, girando a forma 3 vezes e dando uma leves pancadas em cima da bancada para soltar as bolhas de ar que ficam depositadas na massa.
Leve ao forno por 25 a 30 minutos. 
Faça o teste com o palito até sair limpo, sinal de que o bolo está cozido.
Deixe esfriar, depois de desenformar, abra o bolo ao meio e pique com um garfo para regar com metade da calda do ananás, de seguida recheie com o chantily e disponha o ananás cortado em pedaços, coloque a outra metade e decore o bolo com o restante chantily.
Decore com frutas a gosto, amêndoas o que mais gostar.
Se optar por fazer um bolo rectangular como nas fotos abaixo, necessita de fazer o bolo em triplicado, ou seja, 6 ovos por cada tabuleiro, para fazerem com 3 camadas, estes bolos renderam para 22 pessoas, como podem ver fica grande, a camada do meio pode por uma gota de corante alimentar para alterar a cor fica divertido.
Espero que gostem das dicas, se necessitarem de expor alguma duvida, estarei cá para vos ajudar.
Até breve com mais doçuras...



MEU BOLO ANIVERSÁRIO
COM AMÊNDOAS LAMINADAS
E FRUTAS VERMELHAS


BOLO DE CHANTILY,
 MORANGOS, AMORAS
E FRANBOESAS

BOLO DOS MEUS 36 ANOS
DECORADO COM CREME
MANTEIGA EM FORMATO
DE ROSAS E RECHEADO COM
LEMON CURD

BOLO RECHEADO DE LEMON CURD
PARA QUEM GOSTA DE LIMÃO
E SEU TOQUE DE DOCE COM ÁCIDO É FENOMENAL!

FATIA DO BOLO DE
MORANGOS, AMORAS
E FRANBOESAS







sexta-feira, 16 de setembro de 2016

PUDIM DE PÃO A VAPOR



Pudim de Pão cozido a vapor

Setúbal, 15 de Setembro de 2016

Decidi fazer um pudim em que todos cá em casa adoram, especialmente naqueles dias em que o tempo está incerto, hoje já chuviscou sente se uma  brisa fria no ar, são os sinais do mês de Setembro caminhamos para o Outono e já nos apetece algo mais confortável para aconchego do estômago.
Esta receita conta a história que essa sobremesa foi inventada por um abade português que não divulgava a receita para ninguém que ousava perguntar, mas como o sucesso do seu doce entre a população era tão grande, o abade decidiu fazer uma competição com outros pasteleiros da época, para ver se algum deles conseguia preparar o pudim perfeitamente como ele. Por fim das contas, na competição ninguém conseguiu fazer exactamente um pudim como o abade, porém os portugueses já tinham uma ideia de como chegar a algo próximo. A receita do abade só foi revelada após sua morte, seu caderno de receitas desapareceu misteriosamente e o segredo veio à tona: açúcar, gemas, água e toucinho de porco faziam o Pudim de Priscos, um sucesso bem simples da culinária portuguesa.
Com o passar dos anos, a receita foi se adaptando, dizendo que seria um pudim com o pão que sobrava de dias anteriores, pessoas mais carênciadas faziam este pudim com o que tinham.
Bem! Eu em vez de cozer em banho-maria no forno, fiz ao vapor na Bimby passo a citar os ingredientes.

*Ingredientes: fig.1

1 lata de leite condensado
A mesma medida da lata com leite
4 ovos inteiros
2 pães tipo baguete francesa ou mesmo carcaças
caramelo liquido

*Preparação:

Comece por untar uma forma de coroa 24 cm com o caramelo liquido reserve.(Fig.2)
Num liquidificador ou na Bimby misture todos os ingredientes, facilite o processo, e parta o pão aos pedaços,(Fig.3) misture tudo até ficar tudo triturado na velocidade máxima.(Fig.4)
Verta para a forma (Fig.5). Coloque uma folha de alumínio por cima da forma e disponha esta dentro da Varoma
(Fig.6). Encha o copo da Bimby com 1000 g de água e programe 10 min/Varoma/Vel.1 (Fig. 7) para pré aquecer o copo de seguida quando o tempo acabar coloca se o tabuleiro da varoma em cima do copo e programa se 60 min/Varoma/Vel.2 deixe espaço entre as paredes da varoma para circular o vapor, depois de acabar o tempo verifique se ficou cozido o pudim com um palito se não ficou, programe mais tempo á mesma temperatura e mesma velocidade (Fig.8).
O aspecto de cozido encontra se como na (Fig.9) deixa se esfriar o pudim e depois desenforma se como na (Fig.10).
No método mais simples, é colocar a forma dentro duma vasilha com água para levar ao forno em banho-maria a 180º por 30 minutos.
Simples não é?
Digam lá se na (Fig.11) não apetece uma fatia deste maravilhoso pudim? Tem um aspecto e sabor magnifico...
Experimentem e depois comentem a vossa opinião se gostaram.


FIGURA 3
FIGURA 1
FIGURA 2
FIGURA 4
FIGURA 5
FIGURA 7
FIGURA 6
FIGURA 8
FIGURA 9
FIGURA 10
FIGURA 11




quinta-feira, 15 de setembro de 2016

BOLO " ENGORDA MARIDO " EXTRA CALÓRICO



Setúbal, 15 de Setembro de 2016


Vamos lá engordar todos os maridos de Portugal e restante Mundo!
Como?
Este bolo é extremamente uma bomba calórica para quem está nas dietas, nem pensar...
Mas...é um pedaço de mau caminho, fica tipo pudim, conseguem imaginá lo?
Esta receita provem do Brasil, mais propriamente Nordeste brasileiro, muito fácil de preparar sigam os passos aqui em baixo.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
A mesma medida (lata) de leite 
A mesma medida (lata) de leite de coco
A mesma medida de farinha
1/2 medida de açúcar
3 ovos inteiros
3 colheres de sopa de margarina

Preparação:

Misturar todos os ingredientes num liquidificador ou na Bimby (para quem tem) .
Untar e polvilhar uma forma de preferência de coroa 24 cm colocar o preparado e levar ao forno médio até que fique dourado e cremoso.
Tem uma consistência de pudim e é delicioso, rápido e prático.
Mais novidades para breve...



Depois de desenformado
Segundo as histórias contadas pelo povo, que existia por aquelas bandas uma mulher que tinha um marido muito magrinho, e ela como boa esposa, e para manter o seu casamento, fazia sempre este bolo para ele.Com o passar do tempo, o marido de tanto comer este bolo foi ficando mais rechonchudo!
Este bolo serve também para aqueles que não tem prática na cozinha e que queiram se aventurar e por as mãos na massa!



GELADO NATURAL DE ABACAXI E LARANJA (2 INGREDIENTES



Setúbal, 14 de Setembro de  2016

Olá pessoal!
 Como tem passado?
 Por aqui vai uma vaga enorme de calor, anda se, caminha se, trabalha se muiiitttooo devagarinho!!!
Imaginem só uma semana inteira com um calor a rondar os 40º graus! Uiiii....
Então o que dá para se fazer na cozinha? Sobremesas fresquíssimas, até dá vontade de trincar gelo!
Postei umas fotos, do desafio lançado e não é que correu bem?
Comprei um abacaxi, e cortei aos bocados e congelei os durante 5 a 6 horas.
No fim destas horas, coloca se o abacaxi numa liquidificadora ou numa bimby faz o mesmo, tritura tudo, junta se a raspa de uma laranja e da mesma, descasca se a restante casca e corta se em gomos juntado ao abacaxi congelado.
Tritura se tudo até ficar uma polpa como se fosse um batido (smoothie)!
Ver te se o preparado num recipiente de plástico e vai a congelar umas 5 a 6 horas.
Depois de passar estas horas, está pronto a servir retirando com uma colher própria de gelado.
Digo que os cá de casa adoraram e voltaram a repetir a dose, sem qualquer tipo de açúcar ou adoçante artificial, posso garantir que tem tudo para ser um gelado super saudável, muito doce com um contraste de doce com um leve travo da laranja e com o toque de pedaços do abacaxi,
Experimentei e no fim deixei o vosso comentário ou se tiverem alguma dúvida disponham.
Até breve para mais novidades...


Abacaxi congelado e cortado


Raspa e gomos de uma laranja


Abacaxi e laranja triturados em puré


Gelado pronto a servir







terça-feira, 13 de setembro de 2016

BOLO DE ALFARROBA LOW CARB




Setúbal, 12 de Setembro de 2016


Allô Pessoal!

Hoje decidi fazer um bolo rápido, fácil e muito saboroso, porque o dia de hoje já dá ares de outono, frio, nuvens escuras sinais de chuva... Grrrr! Aqueles dias que apetece estar em casa a desfrutar de uma chávena de chá e um pedaço de bolo que ao fechar os olhos parece que estou a saborear bolo de chocolate!
Pois é verdade! E para realmente sentirem estas sensações terão que o fazer...
A farinha de alfarroba é um substituto ao cacau, porém, diz se ser mais saudável...
Bom, passemos ao que interessa...RECEITA se faz favor!

Os ingredientes são:

* 1 Chávena de Chá de farinha de trigo com fermento
* 1 Ch. leite magro (ou outro de vosso agrado como por ex. vegetal...coco, amêndoas, soja, arroz...)
* 1 Ch. e meia de açúcar mascavado escuro (compro o meu nas lojas Natura porque o açúcar é mais melaço do que os outros que vejo nos supermercados biológicos)
* 1 Ch. farinha de alfarroba 
* 5 ovos inteiros
* 2 colheres sopa de óleo coco

Preparação:

Pré aqueça o forno a 200º.
Numa liquidificadora eu uso a minha amiga (BimBy), 
coloca se todos os ingredientes nela e mistura se na velocidade máxima até verificarem uma massa liquida e muito brilhante.
Numa forma redonda unta se com óleo de coco e ver te se a mistura levando a por 30 minutos verificando com um palito a sua cozedura.
Depois de frio desenforma se bem, descontrai a e beba um belíssimo chá a acompanhar.
Espero que gostem, alguma dúvida comente que responderei o mais breve possível.
Até breve!


Vejam a consistência magnifica!
Vão adorar...


Resultado de imagem para emojis





sábado, 10 de setembro de 2016

SALADA DE FIGOS E ATUM REFOGADO COM MOZZARELLA


Setúbal, 08 de Setembro de 2016

Depois de estar ausente por um bom tempo, voltei com mais novidades fresquinhas...
Como ainda estamos em época quente, hoje não me apeteceu fazer comer de panela, como estava acompanhada do meu filhote, pus me a inventar uma salada com alguns ingredientes que tinha.
Um pouco de alface, alguns tomates umas chalotas, atum, figos....hummm tão bom adoro os!
















Olhem só como ficou linda e o sabor? 
Tem de experimentar e fazer para depois sentirem a mistura exótica desta salada.
O que usei para esta receita foi:

Ingredientes: 1 pessoa

* 250 gr Massa torcida (comprei no Pingo Doce tipo italiana)
* 3 figos cortados em quartos reserve os
* 1 lata de atum bem escorrido do óleo ou podem optar por atum ao natural~
* 1 chalota 
* 2 tomates maduros pequenos
* azeite q.b.
* sal q.b
* mozzarela q.b.
* 4 folhas de alface cortadas em juliana
* mistura de sementes e pinhões ( comprei um saco pequeno nos supermercados Lidl)

Preparação:

Cozer a massa em água e sal e um  fio de azeite para ficar al dente quando estiver pronta mais ou menos uns 5 ou 6 minutos escorrer a água num passador e passar a massa por água fria e reserve.
Numa caçarola, disponha um fio de azeite, a chalota cortada aos pedacinhos o tomate e faça um refogado, depois junto a mistura de pevides ( tipo sementes de girassol, pinhões e pevides de abóbora e por fim o atum.
Num prato disponho a massa já soltinha, o refogado de atum, a alface lavada e cortada em juliana os figos cortados em quartos e por fim o queijo mozzarela podem regar novamente com um fio de azeite por cima da salada.
Experimentem que vão adorar, que gosta de misturar sementes com massas e frutas então tem aqui uma boa sugestão para uma refeição ligeira.
Desfrutem espero que gostem, para alguma dúvida pode e deve comentar que responderei brevemente ás questões ou até mesmo a novas sugestões.
Até já!

Saco do Lidl de sementes
Salad Mix

Massa escorrida depois de cozida

Verduras já cortadas para o refogado


Bom Apetite!