terça-feira, 27 de outubro de 2015

TARTE DE CEREAIS, IOGURTE E GELEIA DE MORANGOS


Recordar é viver, comendo e chorando por mais

Há um bom tempo atrás, decidi fazer esta tarde com base de cereais, recheada com um creme de iogurte e uma geleia natural de morangos, pensei para mim: " Vamos lá experimentar esta tentação aos olhos do ser humano, e depois devorá la".
Então não é que ficou linda e boa! Espectáculo, não é muito doce e sabe muito bem fresquinha acompanhando com um simples coffee!
Deixo a receita em baixo, para experimentarem fazê la, acreditem, vale mesmo a pena.....Divinal......


Tarte de cereais, iogurte e geleia de morangos





Ingredientes (para 6 pessoas):
  • 375 g de cereais com canela 
  • 100 g de manteiga amolecida
Recheio:
  • 500 ml de iogurte natural açucarado 
  • 2 dl de natas 
  • 50 g de açúcar
  • 5 folhas de gelatina
Cobertura:
  • 500 g de morangos congelados 
  • 150 g de açúcar
  • 1 limão

Preparação:

Aprox. 30 minutos + tempo de frio
Ligue o forno a 180º C. Triture os cereais até ficarem tipo pão ralado, deite-os para uma tigela, junte a manteiga e misture bem. Coloque a mistura numa forma de fundo solto, espalhe e forre a forma. Calque bem e leve ao forno durante 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.
Coloque os morangos num tacho, junte o açúcar, o sumo do limão e leve ao lume brando até os morangos descongelarem. Depois, aumente o lume e deixe cozinhar durante 10 minutos, retire do lume, reduza a puré e deixe arrefecer.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Escorra-as e leve-as a derreter em banho-maria ou no micro-ondas sem deixar ferver. Deite o iogurte para uma tigela e misture a gelatina.
Bata as natas com o açúcar até ficarem espessas. Junte-as à mistura do iogurte, mexa delicadamente e deite na forma.
Leve ao frio até ficar solidificado. Cubra com a geleia de morango e sirva.


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

BATATA DOCE





BATATA DOCE, TÃO BOM, CHEIRA A INVERNO!


Como já todos sabemos, a batata doce, encontramos em maior abundância quando estamos a chegar ao Inverno, sabe bem de muitas formas, tal como, assadas, cozidas,  fritas em rodelas com um ligeiro polvilhado de canela e açúcar q.b....
Mas também pode se fazer um puré de batata doce e porque não? Excelente para acompanhamento de carne assada....
Ou as famosas azevias de batata doce, que encontramos à mesa dos portugueses na noite de Natal.... Eu gosto desta época, esta semana fiz umas batatinhas assadas no forno, que ainda fui levar ao meu pai, como sempre!
Ele é um grande apreciador de batata doce, adorou quando lhe apareci com o prato das batatas parecia uma criança toda contente....
É tão fácil fazer alguém feliz, com tão pouco.....



Quentinhas e Boas....


Os principais benefícios da batata doce, são fornecer energia com carboidratos saudáveis e sem elevar muito o açúcar no sangue e por isso é uma excelente opção para quem faz exercício e em pequenas quantidades para quem está fazendo dieta.

A batata doce previne doenças tais como:

*Ajuda a  controlar a diabetes porque tem baixo índice glicémico;

* No emagrecer pode diminuir o apetite porque é rica em fibra;

* Fortalece o sistema imunológico, porque tem uma quantidade significativa de vitamina A, vitamina C, manganês, fibras, vitaminas do complexo B, potássio e até mesmo ferro.

Não se esqueça de adicionar este vegetal naturalmente doce  em suas refeições ao longo do ano. Porquê? São consideradas um dos vegetais mais  saudáveis que existem.
Fica a dica!